Rodrigo Milano

Quem é Rodrigo Milano?

Eu ajudo empresas levarem a sua mensagem ao mundo e conquistarem os clientes que acreditam nas suas marcas. Faço isso através de um site que:

  • Conversa
  • Conecta
  • Converte

Para um site ter sucesso na internet, é preciso seguir alguns passos.

Minha Metodologia

Entender as necessidades do negócio

Todo site precisa ter uma meta. Para definir esta meta corretamente, é preciso ter clareza sobre as necessidades do negócio (do meu cliente).

Sem uma meta bem definida, nunca se saberá se o site está dando retorno.

Entender as necessidades do público alvo

Quem chega a um site tem perguntas e está procurando soluções.

É preciso saber quais são as dúvidas, dores e desejos do público alvo. Só assim o site poderá ser útil ao visitante.

Se o site não dá respostas ao público alvo, ele perde visitas.

Casamento das duas necessidades

Parte do sucesso de um site é quando ele conecta as necessidades do público alvo às necessidades do negócio.

É quando se une a vontade de comprar com a vontade de vender!

Storytelling

É a técnica de contar uma estória para prender a atenção do visitante.

Conversa e Conexão

É com o storytelling que o site consegue conversar com o visitante, prender sua atenção e gerar conexão. Sem isso, as chances do visitante ir embora são altas.

Design de Conversão

São técnicas e métodos que asseguram que o visitante irá passar pelo caminho de se tornar um leda.

O Design de Conversão usa elementos visuais gráficos de textuais para guiar o olhar do visitante em direção ao objetivo do site.

Automação de Marketing

Uma boa estratégia de captura de leads precisa de uma automação. Sem ela, o site fica abandonado e os visitantes esquecem que visitaram o site depois que saem dele.

A automação de marketing irá prender o visitante.

Oferta Transitória

Trata-se de algo grátis que se oferece ao visitante. Não é a venda ainda.

É como um convite pra ir ao cinema, antes de se começar a namorar e casar.

Página de Captura

É uma página super otimizada para capturar o contato do visitante.

Pode ser o email ou o whatsapp por exemplo.

Relacionamento

É uma sequência automática de emails que o site envia para o visitante, que agora se tornou um lead, um contato cadastrado na página de captura

Confiança

É conquistada depois de um bom relacionamento. Isto será feito através de mensagens sequenciais.

Empatia

As mensagens sequenciais devem mostrar ao lead que a empresa conhece as dores e desejos dele.

O negócio deve se mostrar empático ao cliente potencial.

Isso facilita uma compra futura

Página de Vendas – Oferta Irresistível

Após o relacionamento, confiança e empatia, chegou a hora de fazer uma oferta ao lead.

A página de vendas é uma página ultra específica para uma oferta única e especial.

Ela também usará as técnicas de storytelling e design de conversão.

Isto aumenta muito as chances de vendas.

Velocidade do Site

É fato que as pessoas não tem muita paciência hoje em dia.

Se um site demora para carregar, o visitante desiste.

Para evitar isso é preciso usar técnicas que reduzem o tamanho do site em geral.

Compressão de Imagens

As imagens que vão para o site precisam ser previamente comprimidas.

Além disso, devem ter um tamanho adequado. É comum que leigos subam imagens em tamanhos muito maiores do que o necessário.

Isto sobrecarrega o servidor e ainda deixa o site mais lento

Compressão de Códigos

São as técnicas de programação que comprimem o código HTML final do site.

Configuração de uma CDN

Uma CDN é uma rede de servidores espalhados pelo mundo.

Quando um site tem uma CDN, o visitante acessa o site de um lugar mais próximo a ele.

Isso aumenta a velocidade do site também.

Metas

São os dados que devem ser mensurados ao longo do tempo.

Só assim é possível saber se o site está tendo sucesso.

Metas de Curto Prazo

Tráfego

Assim que o site vai para o ar, poucas pessoas o conhecem. No mundo de hoje, milhares de novos sites são criados. Ser visto na internet está cada vez mais difícil.

É importante ter uma estratégia de como gerar tráfedo (visitas) para o site

Redes Sociais

Uma das maneiras mais usadas atualmente. Com postagens no Instagram, Twitter, Facebook ou Linkedin, é possível chamar a atenção das pessoas.

Após chamar a atenção nas redes sociais, é preciso direcioná-las para o site.

Para isso funcionar, é preciso estudar muito o público alvo e entender como encaminhá-lo para o site.

Anúncios

Outro método para gerar tráfego para o site.

Criam-se anúncios no Google ou em redes sociais.

Estes anúncios pagos são quase sempre mais rápidos do que uma estratégia de apenas postar em redes sociais

Metas de Médio Prazo

Uma estratégia eficiente é gerar conteúdo no próprio site. Geralmente se faz isso usando um Blog.

Criam-se artigos que respondem às duvidas do público. Para funcionar bem, é preciso um bom estudo das pesquisas de palavras chave que o público alvo faz.

Metas de Longo Prazo

Criar um Blog também é uma meta de longo prazo.

Com uma aplicação de técnicas de específicas, é possível otimizar os artigps para buscadores como o Google e Bing.

Estas técnicas são conhecidas como SEO (do inglês Search Engine Optimization).

Métricas de Sucesso

Ao longo do tempo, é possível medir as páginas mais visitadas.

Também deve-se medir de onde os visitantes estão vindo, que caminhos eles percorrem no site.

Com scripts do Google, podemos saber a taxa de conversão do site como um todo e das páginas de captura e vendas.

E a longo prazo deve-se também medir quantos leads o site está gerando mensalmente.

O que eu faço no dia a dia?

Crio interfaces que conectam pessoas às informações que elas precisam

Meu trabalho envolve diversos aspectos do Webdesign:

  • Layouts
  • Tipografia
  • Cores
  • HTML
  • CSS
  • Javascript

Tudo muito bonito mas, no final das contas, as interfaces devem ser usadas por outras pessoas.

Tenho alguns vídeos no Youtube onde você pode aprender a criar sites sem código, usando WordPress e Elementor

Conexões

Web Design é um aglomerado de inúmeras tarefas técnicas e criativas mas, no final, sempre se trata de pessoas conectando-se a pessoas.

É nossa tarefa fazer que esta relação de informações seja utilizada da forma mais transparente possível. Usabilidade, Interface de Usuário, Interação… Palavras bonitas que só existem porque estamos sempre buscando criar a melhor experiência para aqueles que usam nossos designs.

Design Digital, ou Web Design não existe para impressionar ou causar euforia. Ele deve ser quase invisível. Deve guiar as pessoas em suas tarefas, facilitando estas conexões.

Web Design não é sobre internet, é sobre pessoas, interfaces e conexões.

É nisto que acredito.

Sempre há alguém que vai usar. É pra esta pessoa que faço Design.

Elementor

Tenho uma playlist no Youtube onde ensino como usar Elementor e criar sites em WordPress sem precisar aprender códigos:

Um pouco de história

Minha área original é o Design de Produto. Durante meu curso de Desenho Industrial, na Unesp-Bauru, vi surgir a Internet no Brasil. Como muitos outros colegas, interessei-me pelo assunto.

Lembro-me como se fosse hoje, do dia que criei meu primeiro email. Ok, eu tinha finalmente criado uma conta no tão falado Hotmail. Mas e agora? Agora nada. Ninguém tinha email, exceto um ou outro colega de classe, que eu via todo dia e não precisava enviar mensagem. Bastava falar com eles 🙂

Comecei a estudar HTML, fazer meus primeiros experimentos e vi a explosão do Flash. Um delírio para quem não tinha facilidades com códigos.

Vieram as teorias, a Usabilidade, o Yahoo e até o estouro da bolha. Tempos difíceis…

Já em São Paulo, comecei a trabalhar como free lancer criando ícones para sistemas de gerenciamento de empresas. Logo depois estava na Componentizar, arrumando telas, alinhando tabelas e botões. Passei a criar todos layouts de todos sistemas.

Muitas tecnologias vieram e se foram. Redes sociais que seriam o futuro da Humanidade mas nunca emplacaram, como o Second Life.

No fundo ninguém quer uma segunda vida. Queremos nossa única vida vivida da melhor forma. Queremos nos conectar. Queremos receber e enviar informação aqui e agora.

A cada dia o mundo digital está mais próximo das pessoas. Hoje navegamos pelo celular. O Design Responsivo é uma das inúmeras ferramentas que utilizo pra caminhar lado a lado com novas tecnologias e as que ainda virão.

Seja no PC, no Tablet, no Celular, ou onde for, a informação estará lá. E o Web Designer também. Facilitando a vida das pessoas. Conectando o mundo.

Fale comigo

Se quiser saber mais sobre minha história e trabalho, mande uma mensagem aqui mesmo

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